sábado, 2 de junho de 2012

Mudar ou não mudar...


Até que ponto uma pessoa pode mudar fisicamente para se encaixar num padrão de beleza?
Essa foi a pergunta central que os nossos alunos tiveram que responder sobre a temática Estética e padrão de beleza negra. Depois de lermos e discutirmos com nossos alunos artigos de opinião, entrevistas e textos literários que abordam a questão do padrão de beleza do negro e a influência que a mídia exerce nas pessoas quando o assunto é estética, fizemos um exercício no qual eles iriam responder cinco perguntas voltadas à temática que estudamos a partir de uma imagem do falecido cantor Michael Jackson na qual tinha a foto do artista no início e nos últimos anos de sua carreira.
O que eles acharam de tudo isso e o que eles responderam vocês vão ler agora!

Pergunta1: Ao ver essa imagem, qual a primeira impressão que você tem? Por quê?




Resposta1: De rejeição. Não é só por que eu acho o estilo pele clara bonito, que eu tenho que mudar minha própria imagem, fazer diversos tipos de mudança.
Weliton do Nascimento, 2ºB
  
P2: Que fatores podem influenciar para que uma pessoa possa fazer mudanças radicais em sua imagem e por quê?

R2: Certas vezes é pela mídia que mostra a beleza sempre oposta. Porque para eles, pessoas bonitas são as brancas, altas e de cabelo liso.
Washington Albuquerque, 9ºA

P3: Até que ponto você discorda e concorda com essas mudanças?

R3: Eu discordo em tudo. Tanta mudança pode afetar a saúde e esconder as raízes da pessoa que faz isso.
Ednalva Teixeira, 2º B

P4: Quais as pessoas que mais se submetem a essas mudanças? Por quê?

R4: Pessoas negras podem não conhecer suas raízes e querer mudar por sofrerem preconceitos. E as pessoas que tem dinheiro nunca estão satisfeitos com sua própria beleza e acabam fazendo centenas de cirurgias plásticas.
Rayonara, 1ºB

P5: O que levou Michael Jackson a se transformar radicalmente e tornar-se branco?

R5: Eu penso que foi a influência das pessoas e por causa do preconceito.
Cíntia Raquel, 1ºB

Um comentário:

Musa disse...

Nossa, bastante críticos os seus alunos, você está fazendo um bom trabalho...

Parabens!!!

Fau