sábado, 26 de maio de 2012

Cabelo Ruim? Mas como assim?

A aula de hoje não saiu da cabeça, pois é, falamos sobre o preconceito que existe com relação ou cabelo crespo, que muitas vezes é visto como um cabelo ruim, quando na verdade é um cabelo diferente do padrão imposto pela mídia, e que como símbolo identitários precisa ser valorizado e respeitado...

Lemos e comparamos a história de duas personagens de nossa literatura Jussara, personagem do conto Incidente na Raiz de Cuti e a pequena Lêlê do livro O Cabelo D Lêlê de Valéria Belém, que tiveram histórias diferentes de identificação e valorização racial, a literatura foi um dos caminhos que utilizamos para a reflexão sócio cultural.

O meu cabelo tá na moda...



 


Cabelo Duro


Itamar Assumpção


Eu tenho cabelo duro
Mas não o miolo mole
Sou afro brasileiro puro
É mulata minha prole
Não vivo em cima do muro
Da canga meu som me abole
Desaforo eu não engulo
Comigo é o freguês que escolhe
Sushi com chuchu misturo
Quibebe com raviole
Chopp claro com escuro
Empada com rocambole
Tudo que é falso esconjuro
Seja flerte ou love story
Quanto a ter porto seguro
Tem sempre alguém que me acolhe
É com ervas que me curo
Caso algum tombo me esfole
Em se tratando de apuro
Meu pai Xangô me socorre















Nenhum comentário: