Trabalhar a oralidade em sala de aula nem sempre é fácil, e tão pouco agradável, alguns alunos não gostam de ler, outros não gostam de se expor e outros tomam o texto pra se e não abrem espaços para os demais.
Não foi o que aconteceu quando resolvemos trabalhar com nossa turma a peça Quebra-quilos de Márcio Marciano, fizemos leituras dramatizadas, em que dividimos os personagens, os alunos ensaiavam e na aula seguinte a leitura era realiza.
A grande surpresa, mas nem tanto assim, é que a turma motivada pela literatura e por estarem conhecendo um pouco da história de sua cidade, se dedicou ao máximo, tanto em ensaios, quando em leituras, como também nas discussões, no fim desse módulo, percebemos mudanças claras e significativa nas leituras e na interpretação deles, o que nos deixou bastante felizes por sabermos o quão produtivo foi esse momento.
E a temática afro? Pois bem, trabalhamos a partir de uma personagem em especial, mas vamos deixar essa dúvida no ar para que você leitor possa descobrir e se encantar por essa história, assim como nossos alunos, a seguir fotos de vários momentos das leituras dramatizadas:







Nenhum comentário:
Postar um comentário